❓ Você venderia sua casa e pagaria um aluguel para continuar morando nela, mesmo que em pouco tempo o dinheiro da venda fosse consumido pelo aluguel e você ficasse apenas no prejuízo, pelo resto da vida?

👉 Esse exemplo pode parecer estranho, mas é exatamente o que está acontecendo com a Petrobras, a partir do seu fatiamento (com a venda de suas subsidiárias). E vai piorar se o governo continuar com a política de desmonte da estatal.

👎 Isso já aconteceu com a TAG, que era uma subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de gás e foi definitivamente vendida em 2020. Agora, a própria estatal precisa alugar a estrutura da TAG a um custo de R$ 3 bilhões por ano. Em pouco tempo, terá pago aos novos donos tudo o que arrecadou na venda e, depois disso, a terá prejuízos anuais nessa relação “comercial”.

💔 E o governo quer repetir o mesmo erro, já que algumas refinarias e terminais de armazenamento e distribuição estão sendo vendidos à iniciativa privada.

🤔 Essas negociações por si só já são duvidosas e nada lucrativas no médio prazo. E se tornam ainda mais incompreensíveis quando percebemos que, depois de um tempo, a própria Petrobras também precisa alugar essas mesmas estruturas (que antes eram dela) para ter a possibilidade de continuar atuando em algumas regiões ou setores.

🙉 Isso aconteceria porque a capacidade de extração de petróleo da Petrobras é muito grande. Mas com as privatizações, o potencial estatal de refino e armazenamento ficaria reduzido.

🙄 Assim, a única possibilidade da companhia seria pagar caro para usar algo que antes era patrimônio dela e de todos os brasileiros.

Para evitar gigantescos prejuízos no futuro, o governo precisa parar agora com a política de desmonte da Petrobras.

#Petrobras #OPetróleoÉNosso #DefendaAPetrobras #PetrobrasFica