⚠ Fragilizando propositalmente a Petrobras, o Governo Federal entrega distribuição e refino de combustíveis, polos de gás, gasodutos e campos de petróleo da estatal para empresas privadas, muitas vezes a “preço de banana”, prejudicando os brasileiros.

🚜 As privatizações também afetaram a produção nacional de fertilizantes, insumos cada vez mais utilizados na agricultura.

💲 Desde 1976, quando foi criada a Petrobrás Fertilizantes S.A (Petrofértil), a estatal desempenhava um papel importante na produção de insumos para o setor, o que foi sendo desmantelado por privatizações e fechamento de fábricas nos últimos anos.

Em 2020, o governo fechou a Fafen-PR, que era a principal fábrica de produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil. Também abriu mão da Fafen-BA e da Fafen-SE. Em fevereiro de 2022, vendeu a fábrica de fertilizantes de Três Lagoas-MS para um grupo russo.

Em vez de garantir o abastecimento nacional, os grupos econômicos estão exportando os fertilizantes.

😤 Com isso, o Brasil depende cada vez mais da importação para sustentar sua produção agrícola

🚨 Para piorar, um dos principais fornecedores de fertilizantes para o Brasil e para o mundo é a Rússia, que invadiu a Ucrânia e, em uma guerra que afetou exatamente os países que dependem do mercado internacional.

#Petrobras #PetrobrasFica #OPetróleoÉNosso #DefendaAPetrobras