⛽ Fundada em 1953, a Petrobras é uma empresa de empresa de economia mista e capital aberto, ou seja, com ações na Bolsa de Valores. O Estado brasileiro é o principal acionista e pode indicar o presidente da empresa e definir seus rumos.

⚠ O problema é que o governo de Jair Bolsonaro resolveu administrar a Petrobras com uma lógica privada, priorizando os grandes acionistas em vez de usar a estatal para ajudar a reduzir custos para a população. Isso fica evidente no caso dos aumentos sucessivos dos combustíveis.

💣 Outro aspecto dessa lógica contra o interesse público são as privatizações que vêm sendo feitas, com a entrega de ativos e subsidiárias a preço de banana, como foi no caso da BR Distribuidora, de refinarias e até campos de petróleo lucrativos.

👀 A Petrobras precisa de uma mudança drástica de rumos, antes que seja tarde. Por ser estatal, a empresa pode garantir combustíveis mais baratos, empregos, pesquisa e investir em novas fontes de energia.

Com isso, a maior empresa do Brasil voltará a ser parte das soluções, e não dos problemas de nosso país. Só que o atual governo não quer nada disso. O desastre atual do Brasil é apenas uma amostra do que pode acontecer se a Petrobras for privatizada por inteiro.

#Petrobras #PetrobrasFica #OPetróleoÉNosso #DefendaAPetrobras