🤥 O governo Bolsonaro e os representantes das ‘elites’ mentem ao dizer que as privatizações acabam com monopólios e estimulam a “livre concorrência”.

🚨 Vendida pela Petrobras em 2020, a Liquigás comprova o contrário: sua privatização representa a mudança de um mercado com participação estatal para um oligopólio privado altamente concentrado. Com isso, os brasileiros estão pagando mais de R$ 100 pelo gás de cozinha.

🤔 O mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP), que inclui o gás de cozinha, já era bastante concentrado, com cinco distribuidoras detendo 92% do setor.

⚠ A Liquigás era uma delas, e, com seus 21,4% de participação, cumpria um papel de moderadora do mercado, ajudando inclusive a conter as altas nos preços (já que as empresas privadas não subiam tanto o preço se ela não subisse).

Suas compradoras agora não só lideram o setor como, juntas, respondem por 50,3% do mercado de GLP.

😤 Agora, fica mais fácil para que as empresas do setor “combinem” preços. Pior: podem gerar abastecimento em mercados mais distantes e menos lucrativos. E a população segue pagando a conta por causa de um governo que abandonou os brasileiros.

#Petrobras #PetrobrasFica #OPetróleoÉNosso #DefendaAPetrobras