No enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, o principal objetivo da Petrobras é salvar vidas.

Para isso, a estatal mobilizou funcionários, instituições de pesquisa, comunidade acadêmica, empresas e organizações sociais para que juntos possam criar soluções inovadoras para o combate da Covid-19!

Trabalhadores da companhia já apresentaram mais de 300 ideias, com excelente nível de aproveitamento – levando em conta a adequação e o potencial de resultado na sociedade.

A análise e aplicação é feita por uma frente científica de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que tem trabalhado remotamente devido às recomendações sanitárias de isolamento social. Confira os resultados já obtidos:

 

Tecnologias digitais

Em parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), foi desenvolvida uma plataforma de inteligência artificial que detecta pacientes infectados a partir de exames de Raio-X e tomografias computadorizadas.

As câmeras térmicas da companhia, somadas à inteligência artificial, medirão a temperatura dos funcionários e farão reconhecimento de imagem, tudo em tempo real!

 

Supercomputadores e sistema inteligente

Os supercomputadores da Petrobras têm estudado a interação e evolução do Coronavírus no corpo humano, a fim de abrirem caminho para a criação de remédios e vacinas.

A distribuição dos testes de Covid-19 entre os municípios brasileiros será melhorada por um painel de bordo (dashboard) desenvolvido pela estatal, que antecipará futuras carências das testagens disponíveis, e auxiliará na logística e no uso eficiente delas.

 

Testes de Covid-19

Ainda referente às testagens, uma parceria com a Firjan SENAI elevará a eficiência dos testes diagnósticos “padrão ouro”, reduzirá seus custos e ampliará sua disponibilização para mais pessoas.

 

Ventiladores pulmonares

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a estatal está desenvolvendo um ventilador pulmonar mais barato. Ele também será produzido mais rapidamente e em larga escala. A companhia doou, ainda, R$ 1 milhão para restaurar 100 equipamentos (no mínimo), em apoio à iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O Brasil só pode avançar tanto no enfrentamento do Coronavírus com a ajuda da Petrobras porque ela é estatal. E somente enquanto ela permanecer assim a sociedade inteira se beneficiará desses avanços – com ou sem pandemia.

 

 

Compartilhe o post
Instagram  | Facebook