QUEM SOMOS

A Petrobras é essencial para o Brasil

Com a Petrobras o Brasil tem futuro

A Petrobras é a maior empresa brasileira e atua na exploração, produção e comercialização de petróleo, além da distribuição de seus derivados.  

Com economia mista e de capital aberto, é considerada uma estatal, já que Governo Federal detém a maioria de suas ações. Mundialmente, a Petrobras é a maior exportadora de petróleo retirado de águas profundas, especialmente do Pré-Sal, ou seja, abaixo das camadas de sal, no fundo do mar.  

Sua produção bate recordes, ano a ano, e gera 64 mil empregos diretos e um milhão indiretos. É também uma das maiores incentivadoras para o desenvolvimento da educação no Brasil, e investe anualmente parte considerável de sua receita em ciência, tecnologia e inovação, buscando o desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis, além de grande preocupação com o Meio Ambiente. 

Criada em 1953 para trazer autonomia energética ao Brasil, reduzindo custos com a importação de combustíveis refinados, a Petrobras tem, hoje, um valor de mercado estimado em R$ 366 bilhões, o que a coloca em destaque no cenário mundial.  

Por dia, são extraídos aproximadamente três milhões de barris – o bastante para suprir o consumo nacional de combustíveis. Porém, a importação do óleo e seus derivados continua a elevar os preços para os brasileiros.  

Isso se deve à escolha do Governo Federal, que propositadamente está reduzindo o refino no país. Com a redução de investimentos e a intenção de entregar as refinarias brasileiras aos interesses do capital estrangeiro, a importação de combustíveis é a forma que o governo encontrou para atender à demanda nacional. Com isso, temos preços absurdos de combustíveis no Brasil, que seguem a cotação do dólar (outra escolha do governo que afeta o bolso dos brasileiros).  

O processo de privatização de refinarias e das reservas de petróleo do Pré-Sal, iniciado em 2018, resulta em perdas drásticas para economia nacional.  

Os contratos leiloados preveem um volume recuperável de 4,997 bilhões de barris de petróleo às empresas. Contudo, o volume real pode ultrapassar 20 bilhões de barris equivalentes. Um lucro que poderia ser nosso.  

As constantes ameaças à soberania da Petrobras – num mercado que já representou 13% de todo Produto Interno Bruto (PIB) do país – nos leva à urgente necessidade de defesa da soberania nacional. 

Não há razão para privatizar a empresa mais valiosa do Brasil.  

É preciso aprimorar os processos, ampliar o investimento e, acima de tudo, manter nosso o maior patrimônio: a Petrobras.  

O futuro do Brasil depende disso! 

Confira os materiais da nossa campanha e se aprofunde nos assuntos de nossos artigos!

 

Vamos juntos defender a Petrobras!

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram

 

Esta campanha é fruto do esforço de diversos setores da sociedade, entre eles, o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (CNPJ 16.591.281/0001-34 – Av. Barbacena, 242, Belo Horizonte-MG – CEP 30.190-130)