A Petrobras é uma empresa estatal com rigoroso sistema de responsabilidade ambiental. Nela, está inclusa a busca pela segurança da operação, medidas para manter equilíbrio ambiental e o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho, visando a racionalidade do uso de recursos, a busca por energias renováveis e por eficácia energética, para reduzir a poluição.

A empresa investe em projetos de conservação ambiental e já beneficiou a diferença para diversos ecossistemas e espécies animais, inclusive algumas que deixaram a lista de ameaçadas de extinção.

 

Vida marinha

Há mais de 40 anos a Petrobras é parceira de projetos de proteção da vida marinha. O pioneiro foi o Tamar, que já soltou mais de 40 milhões de tartarugas marinhas no oceano.

Hoje são 52 espécies marinhas protegidas em vários projetos desenvolvidos ou financiados pela estatal. Alguns desses projetos atuam em redes. Todos eles renderam mais de 720 trabalhos científicos publicados, ajudando na compreensão da fauna e da flora brasileiras.

Entre 2001 e 2019, a população de baleias-jubarte aumentou 1000%. Isso permitiu que a espécie tenha saído da lista nacional de animais ameaçados de extinção, assim como o albatroz-de-sobrancelha.

 

Monitoramento

A Petrobras financia o monitoramento de mais de 40% do litoral brasileiro. É o maior programa do gênero do mundo. Todos animais vivos encontrados pelas equipes são avaliados e tratados, e recebem acompanhamento de veterinários e biólogos.

 

Menos gases estufa

A Petrobras é a segunda empresa petrolífera no mundo que menos emite gases que geram efeito estufa por barril extraído de óleo e gás. Entre 2009 e 2019 foram reduzidas as emissões em mais de 40% e a meta é zerar o crescimento até 2025. A empresa pretende eliminar completamente até 2030 a queima em flares (aquele fogo que que sai dos bicos de gás). Além disso, desenvolveu tecnologia de reinjeção de gás carbônico em campos de petróleo.

 

Reuso

Em 2019, a Petrobras reaproveitou 74% de toda a massa de resíduos perigosos, destinando-os para reuso, reciclagem ou operação. Seria o equivalente a 11.000 caminhões de lixo. Um avançado sistema de coleta seletiva ajuda a prevenir extração de novos recursos naturais.

 

Limpeza da Baía de Guanabara

O Projeto Uçá, patrocinado pela Petrobras, foi criado em 2012. Nos últimos cinco anos, recolheu 33 toneladas de lixo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A Operação LimpaOca mobiliza pescadores e catadores na limpeza de resíduos durante o período de defesa do caranguejo-uçá. O projeto também reflorestou mais de 182 mil m² de manguezais.

 

Compromisso por ser estatal

A Petrobras desenvolve esses e muitos outros projetos porque é uma empresa estatal e leva a sério sua função social, acreditando que ao reduzir os impactos ambientas de suas operações e contribuir para a preservação da natureza, ela estará ajudando a preservar a vida no planeta, inclusive a nossa!

 

Compartilhe o post
Instagram  | Facebook