⛽  No posto de combustível, o que pesa no preço da gasolina?

➡ São 4⃣ fatores que influenciam no preço final: ⬇

1⃣ Preços do produtor ou importador de gasolina A: esta é única fatia sob responsabilidade da Petrobras! São ▶18%◀ e se refere ao custo do combustível puro (A), produzido nas refinarias ?

2⃣ Carga tributária: aqui está metade do valor de sua gasolina! São ▶33%◀ de ICMS (tributo estadual), e ▶17%◀ de CIDE PIS/PASEP + COFINS (tributos federais). Total: ▶50%◀?

3⃣ Custo do etanol obrigatório: a gasolina que você compra no posto é do tipo C – uma mistura entre a gasolina pura (A), das refinarias da Petrobras, e Etanol Anidro, para reduzir a poluição. Aqui tem mais ▶11%◀ do valor que você paga, e é um custo fixado livremente pelas usinas produtoras de etanol (que o vendem para as distribuidoras fazerem a mistura) ?

4⃣ Distribuição e Revenda: aqui estão os ▶21%◀ restantes do valor que você paga na gasolina, referentes a outros agentes da comercialização (como produtores de biocombustíveis, importadores, distribuidores, revendedores etc.)⛽

?  Veja que o custo nas refinarias da estatal (responsabilidade da Petrobras) é uma das partes que menos pesa no preço final que você paga ao abastecer o seu veículo.?

?  ?  Agora, reflita: se a Petrobras é a menos responsável pelo preço da gasolina, mas por outro lado ela dá uma contribuição gigantesca para o desenvolvimento econômico e social do nosso país, privatizá-la não seria solução para nenhum dos nossos problemas, e nem para fazer o preço do combustível cair. ?

✅   Com a Petrobras o Brasil tem futuro!

 

Compartilhe o post
Instagram  | Facebook