Quando se fala em petróleo, geralmente as pessoas pensam em combustíveis, principalmente gasolina e diesel. Porém o uso dele vai bem além disso.

O petróleo é um combustível fóssil, isto é, formado a partir de matéria orgânica que sofreu transformações químicas durante milhões de anos. Ele se localiza em rochas sedimentares.

Quando extraído em poços ou plataformas, ele é separado da água e do gás (produto que também pode ter aplicação comercial, como gás natural). Saindo da extração, ele é levado até terminais e de lá parte para refinarias.

O refino, por sua vez, retira vários componentes diferentes do petróleo em diferentes pontos de temperatura. Dali, além dos combustíveis como gasolina e diesel, saem óleo combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP, ou gás de cozinha), querosene de aviação, nafta (matéria prima de indústria petroquímica) e o betume (ou piche).

Além dos produtos diretamente originados do refino, o petróleo é matéria-prima de fertilizantes, plásticos, tintas, borrachas, parafina, coque verde, com uma infinidade de aplicações possíveis.

Isso significa que na maioria dos lugares onde há interferência humana, ou em praticamente todos os espaços onde você interage no dia a dia, há algum produto que foi feito com derivados de petróleo.

Eles estão presentes no dia a dia de praticamente toda a sociedade, seja na produção de equipamentos elétricos ou eletrônicos (como este que você está usando para ler este texto), para embalar alimentos que você compra no mercado, para as indústrias de todos os setores ou para a agropecuária (setor fundamental para a economia do Brasil).

Especialistas afirmam que, mesmo com novas fontes energéticas de baixo carbono (menos poluentes) sendo desenvolvidas, o petróleo seguirá relevante por várias décadas justamente por causa de seus derivados.

Por isso, é estratégico manter a Petrobras estatal, pois assim ela mantém o compromisso de suprir esses produtos para o mercado nacional, garantindo que nossa produção não fique submetida apenas a interesses estrangeiros.

 

 

Compartilhe o post
Instagram  | Facebook