A Petrobras mostra mais uma vez porque é uma empresa referência na sustentabilidade ambiental. A companhia concluiu estudos, em escala industrial, para a fabricação de diesel renovável.

Para tanto, foram realizados testes na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, com o processamento de 2 milhões de litros de óleo de soja. O resultado foi a produção de óleo diesel ecologicamente correto em uma quantidade 20 vezes maior que o conteúdo processado.

De acordo com a Petrobras, para o novo combustível ser comercializado no Brasil, é preciso que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) faça a regulação do produto.

O diesel renovável será o futuro do abastecimento de veículos. Siga a leitura!

 

Tecnologia avançada de fabricação

A fabricação do diesel renovável envolve o processamento de substâncias como o óleo vegetal juntamente com o diesel mineral. Pode ser produzido também a partir de gorduras animais. A Petrobras conta com uma tecnologia avançada no coprocessamento de óleos vegetais, que garante um combustível mais estável em relação ao biodiesel.

O processo utilizado é chamado de “HBIO”, que conta com inúmeras vantagens. Entre elas, a ausência de resíduos para descarte, a redução da quantidade de enxofre, o uso de biomassa em sua matriz energética, estocagem e manuseio simplificados, entre outros. Agora confira os benefícios do diesel renovável abaixo.

 

Redução da emissão de gases do efeito estufa

Segundo os estudos realizados pela empresa, o diesel renovável tem a capacidade de reduzir ainda mais as emissões de gases do efeito estufa. Em comparação ao biodiesel, o novo combustível diminui esses lançamentos em 15%. Já em relação ao diesel derivado do petróleo, essa taxa é de 70%.

 

Melhor desempenho dos motores

O diesel renovável é ainda mais eficiente em comparação ao biodiesel no que se refere ao desempenho dos motores. O novo combustível da Petrobras não possui elementos como glicerina ou contaminantes metálicos, impedindo que haja entupimentos nos filtros, bicos injetores e bombas do seu veículo. Além disso, sua composição facilita a sua mistura ao óleo diesel.

 

Defender a Petrobras é defender o Brasil!

O legado da companhia para os brasileiros vai além da produção de petróleo e do lucro gerado. A partir do fomento de novas tecnologias e descobertas importantes como o próprio diesel renovável, a empresa promove sustentabilidade ambiental – reduzindo emissões de gases poluentes – e econômica, gerando empregos, renda e qualidade de vida aos brasileiros.

Infelizmente, o governo brasileiro pretende jogar fora todos esses avanços. Entre as oito refinarias que a Petrobras colocou apressadamente à venda está a Repar, justamente a que obteve o resultado positivo na produção do óleo diesel ecologicamente correto.

O Brasil tem um imenso potencial para se tornar um dos líderes na transição de suas fontes energéticas para matrizes menos poluentes, mas o governo brasileiro está desperdiçando tudo isso ao querer entregar o patrimônio nacional para os interesses privados e para os estrangeiros.

 

Compartilhe o post
Instagram  | Facebook