ARTIGOS

As mentiras que contam sobre o tal “endividamento do Petrobras”

Quem já ouviu dizer por aí que a Petrobras estava quebrada, ou ainda cheias de dívidas? Posso te responder com toda a certeza de que tudo é uma questão de perspectiva. Quero que você relembre comigo. Em 2006, um tesouro nacional foi descoberto: os preciosos campos do Pré-sal. No entanto, para serem explorados, foi preciso investir primeiramente em novas tecnologias…

Política adotada pelo governo federal dispara os preços no Brasil

Nenhuma análise econômica é mais real do que a do trabalhador ao pagar a conta do mercado. O poder de compra está menor, pois tudo subiu: comida, gasolina, bens de consumo. Grande parte desse aumento geral no Brasil acontece em virtude da política de preços dos combustíveis, adotada pelo Governo Federal, e da tentativa de venda de refinarias da Petrobras.…

Erros de estratégia, desmonte e privatizações: tiros no pé da Petrobras

A Petrobras foi criada para ser uma empresa integrada, “do poço ao posto”. Com suas refinarias, dutos, terminais e distribuidora a empresa ficava protegida da inevitável variação dos preços do petróleo e da taxa de câmbio no mercado internacional. Ou seja, os ativos do refino, logística, transporte e distribuição são fundamentais para garantir os resultados corporativos da Petrobrás, gerar fluxo…

Petrobras: a maior vítima de fake news da história

Referência mundial na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, a Petrobras está presente nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Nas 13 refinarias espalhadas pelo território nacional, são produzidos perto de 2 milhões de barris de derivados por dia. Além da gasolina e do diesel,…

Petrobras é a 2ª maior empresa do mundo em operações no oceano

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e das Universidades de Estocolmo e Uppsala, na Suécia, coloca a Petrobras em 2º lugar entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora. Foram avaliados oito principais setores que operam nos oceanos: petróleo e gás offshore, equipamentos e construção navais, produção e processamento de pescados…

Na BR Distribuidora (privatizada) diretores ganham aumento de 272%

A BR Distribuidora foi criada em 1971 pela Petrobras, em um momento em que a demanda por combustíveis crescia bastante. Naquele cenário, as multinacionais já tinham suas distribuidoras operando e dominando o mercado. A empresa começou com pouco mais de 20% do mercado, mas se tornou a maior distribuidora do país em 1974. O segredo estava justamente em ter todos…

Privatizar a Petrobras vai trazer prejuízos para você

A Petrobras é uma estatal que tem a cara do nosso país. Com o tempo, construiu sua história e se tornou a maior empresa do Brasil. Historicamente, a Petrobrás se consolidou como uma ferramenta de desenvolvimento nacional atuando na indústria de óleo, gás natural e energia. Está presente nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, gás natural,…

Mesmo sabendo que as refinarias são minas de ouro da Petrobras, governo quer vendê-las

O Governo Federal, se estivesse de fato preocupado com o bem-estar dos brasileiros, deveria zelar pela preservação do seu patrimônio, e agir apenas para beneficiar o capital privado. Vender as nossas refinarias é o mesmo que cumprir com aquele ditado: “entregar o ouro para os bandidos”. Isso porque o próprio governo sabe que as refinarias são verdadeiras minas de ouro…

Desvendamos algumas mentiras contadas por quem quer lucrar com as privatizações

Setores que pretendem se apropriar do patrimônio dos brasileiros para lucrar sobre as necessidades do povo espalham mentiras por aí para convencer a população de que as privatizações são necessárias para o Brasil. Vamos desvendar algumas dessas mentiras.   Privatização acaba com a corrupção? Basta uma rápida pesquisada na internet para a quantidade de casos de corrupção envolvendo empresas privadas…

Como o mantra do “privatiza tudo” foi criado pelas elites para enganar você

Não é de hoje que a população brasileira vem recebendo um verdadeiro bombardeio de notícias negativas sobre a Petrobras e sobre as demais empresas estatais. Você já deve ter percebido isso. Sempre na sequência vem o mantra do “privatiza tudo”, repetido exaustivamente por setores que não possuem compromisso com o povo brasileiro. Sabe o que eles querem? Enganar você, para…

Você realmente conhece a Petrobras, a maior empresa do Brasil?

A Petrobras é a maior empresa do Brasil, e uma das maiores petrolíferas do mundo! A empresa atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, e está presente nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Ela foi criada em 1953 pelo…

Petrobras pública é garantia de avanços em segurança ambiental

Os riscos ambientais são problemas com os quais a atividade petrolífera costuma conviver. A Petrobras conhece muito bem o perigo e os estragos que o setor pode causar ao meio ambiente. Por ser uma empresa estatal, tem o compromisso de trabalhar para reduzir os impactos e buscar a sustentabilidade em suas atividades. Desta maneira, a companhia passou a investir cada…

“Hibernar” para entregar: o desmonte passa pela paralisação de atividades da Petrobras

A Operação Lava Jato e a posse de Michel Temer e de Jair Bolsonaro na Presidência da República são fatores políticos marcantes no desmonte da Petrobras. Mas para quem acompanha o caso com um distanciamento maior da empresa, existe um terceiro fator que acelera a entrega da empresa às elites econômicas e faz parte do próprio processo interno da estatal.…

Ser trabalhador concursado na Petrobras não é privilégio, é ter compromisso com a população!

É frequente ouvir as expressões “mamata”, “privilégio” e “cabide de emprego” quando alguns setores se referem às empresas estatais, incluindo em relação à Petrobras. Mas isso é verdade? Neste texto, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre os trabalhadores concursados da companhia e em outros tipos de empresas públicas e derrubar preconceitos. Siga a leitura!   Como é feita a contratação no…

Cinco mentiras que usam para tentar privatizar a Petrobras

A estratégia que as elites econômicas utilizam para tentar privatizar a Petrobras é convencer a opinião pública de que vendê-la é um bom negócio. Neste texto, vamos lhe mostrar cinco mentiras que contam aos brasileiros para convencê-los de que a privatização da Petrobras seria boa para o país. Leia a seguir e fique antenado nas falsas narrativas que reproduzem.  …

a privatização da telefonia
Popularização da telefonia não foi por causa das privatizações (mas a péssima qualidade foi)

Setores que pretende se apropriar do patrimônio brasileiro pregam a mentira de que a privatização da Petrobras vai reduzir os preços dos combustíveis e tornar o atendimento mais eficiente. Com frequência, eles usam a telefonia como exemplo para defender essas ideias. A realidade é muito diferente. Em 1998, o governo de FHC privatizou a Telebrás, estatal de telecomunicações extremamente lucrativa.…

5 razões para o Brasil voltar a investir nas refinarias da Petrobras

A política de desinvestimentos da Petrobras no atual governo está colocando em risco todo o projeto de independência energética que o Brasil vinha construindo nas duas últimas décadas. Esse é um plano liderado por aqueles que não pensam na Petrobras como peça fundamental no futuro do Brasil. Colocando o interesse da iniciativa privada à frente da ideia de nação desenvolvida,…

Inovação: Petrobras conclui estudos para a fabricação de diesel renovável

A Petrobras mostra mais uma vez porque é uma empresa referência na sustentabilidade ambiental. A companhia concluiu estudos, em escala industrial, para a fabricação de diesel renovável. Para tanto, foram realizados testes na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, com o processamento de 2 milhões de litros de óleo de soja. O resultado foi a produção de óleo diesel…

Se a Petrobras fosse privatizada pagaria a mesma quantidade de impostos?

A Petrobras é a maior empresa do Brasil, e a maior contribuinte para o financiamento do bem-estar social. Em 2019, a companhia garantiu R$ 246 bilhões em arrecadações ao Estado brasileiro – valor que nenhuma outra empresa chegou perto de entregar. E se você pensa que essa fortuna não te beneficia, continue a leitura deste artigo!   De onde vem…

Política do governo Bolsonaro fragiliza a Petrobras

A Petrobras pode estar ainda sob o controle do Estado, mas sua gestão abre mão de decisões importantes para o futuro da empresa, deixando o mercado ditar os rumos da estatal. A política do governo brasileiro, ao reduzir as operações nas refinarias, fragiliza cada vez mais a estatal, especialmente diante das crises do petróleo, que podem ser menos frequentes agora,…

Quem defende a bandeira verde e amarela deve defender a Petrobrás estatal

O slogan “O Petróleo é Nosso!” nunca foi tão atual quanto o momento que o Brasil vive hoje. Esse discurso surgiu no Século XX, quando essa matéria-prima viu sua importância se tornar cada vez maior. A necessidade de industrializar o país em tempos de guerra fez com que a sua relevância crescesse e entrasse na pauta de interesse nacional. Porém…

Nanotecnologia: partículas minúsculas geram avanços gigantescos para a Petrobras

A Petrobras está desenvolvendo um tipo de tecnologia que é invisível a olho nu, mas garante avanços gigantescos. É a nanotecnologia, ramo da ciência que mescla física, química, biologia, engenharia de materiais e computação com o intuito de modificar a estrutura molecular da matéria e criar materiais com propriedades superiores. Esse tipo de engenharia acontece em uma escala muito pequena,…

Estatais que o governo quer privatizar tiveram lucro recorde em 2019

Um dos argumentos muito utilizados por defensores das privatizações das empresas estatais é que elas dariam prejuízo. Inicialmente, é necessário lembrar que as empresas e instituições públicas não têm como objetivo principal a busca pelo lucro, porque sua função é primordialmente social: serem fonte de desenvolvimento econômico, de redução de desigualdades e de promoção do bem-estar coletivo. Por isso, muitas…

Privatizar refinarias não abriria concorrência e nem reduziria os preços

Em abril de 2019, o governo brasileiro anunciou que 8 das 13 refinarias da Petrobras estariam à venda. Juntas, elas são responsáveis pela metade da capacidade de refino da estatal. A medida foi anunciada em um “fato relevante” aos investidores da Bovespa. No entanto, se baseia em várias premissas falsas.   Não acabará com suposto monopólio Afirmar que a venda…

Privatização da Petrobras afeta o bolso dos brasileiros

Desde seu início, em janeiro de 2019, o atual governo brasileiro tem deixado claro sua vontade de entregar o patrimônio dos brasileiros para o capital privado, principalmente para os estrangeiros. Além de afetar o bolso dos brasileiros, isso comprometerá a capacidade do país superar suas desigualdades e de construir um futuro com mais prosperidade. E mesmo que a Petrobras seja…

Privatizar a Petrobras compromete o Fundo Social do Pré-Sal

O Pré-Sal brasileiro (a maior descoberta de petróleo mundial deste século) propiciou a criação de fundos soberanos para financiar políticas futuras do país e induzir o desenvolvimento. Não é nada inédito na história mundial, pois assim fez a Noruega, alcançando a liderança em desenvolvimento humano e renda. Um deles é o Fundo Social do Pré-Sal, criado no governo de Dilma…

Só a Petrobras inteira e do povo é capaz de fornecer combustível barato ao Brasil

A Petrobras está sob ataque. O atual governo está tentando fatiar a estatal para vendê-la aos poucos. É uma forma de privatização em partes, já que a Constituição Brasileira impede uma venda completa nos moldes que foi com a Vale (vendida bem abaixo do valor real e que propiciou anos depois dois dos mais graves acidentes ambientais do Brasil). O…

O Brasil tem estatais demais? Não é bem por aí

Setores das elites que não querem que a população tenha acesso a direitos básicos tentam convencer a população que o Brasil tem estatais demais. Isso não é necessariamente verdadeiro, já que segundo estudiosos não há uma “quantidade ideal” de estatais que um país pode ou deve ter, afinal o impacto delas na economia varia, assim como o projeto de país…

Petrobras cuida do nosso litoral, mesmo quando outras empresas o poluem

Perto do fim de agosto de 2019, começaram a surgir as primeiras notícias de óleo cru chegando às praias do Nordeste e do Sudeste do Brasil. O atual governo brasileiro, que nunca demonstrou apreço ou cuidado com o meio ambiente, demorou mais de um mês até começar a tomar medidas para tentar conter a mancha. Era tarde demais: ela se…

O petróleo tem muitos usos além do combustível

Quando se fala em petróleo, geralmente as pessoas pensam em combustíveis, principalmente gasolina e diesel. Porém o uso dele vai bem além disso. O petróleo é um combustível fóssil, isto é, formado a partir de matéria orgânica que sofreu transformações químicas durante milhões de anos. Ele se localiza em rochas sedimentares. Quando extraído em poços ou plataformas, ele é separado…

Pré-sal: um divisor de águas (bem profundas) na história brasileira

O Pré-sal é uma grande reserva de petróleo e gás natural localizada no fundo do oceano, abaixo da camada de rochas salinas (daí o seu nome), em águas ultraprofundas. Seus campos de petróleo localizam-se na porção do Oceano Atlântico dentro do mar territorial brasileiro. Foram descobertos até o momento campos entre os litorais de Santa Catarina e do Espírito Santo.…

Petrobras é estratégica para o futuro brasileiro ao gerar aprimoramento científico

Para um país se desenvolver, e presença de um Estado forte na economia é essencial. Pelo menos é o que nos mostra a história da maioria das nações que hoje são consideradas as mais ricas e desenvolvidas do planeta. E mesmo em países que hoje professam uma cartilha mais liberal, houve antes uma etapa em que o Estado foi essencial…

Petrobras é referência em atuação sustentável e já ajudou a salvar espécies do risco de extinção

A Petrobras é uma empresa estatal com rigoroso sistema de responsabilidade ambiental. Nela, está inclusa a busca pela segurança da operação, medidas para manter equilíbrio ambiental e o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho, visando a racionalidade do uso de recursos, a busca por energias renováveis e por eficácia energética, para reduzir a poluição. A empresa investe em projetos de conservação…

Conheça as vitórias da Petrobras no combate ao Coronavírus

No enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, o principal objetivo da Petrobras é salvar vidas. Para isso, a estatal mobilizou funcionários, instituições de pesquisa, comunidade acadêmica, empresas e organizações sociais para que juntos possam criar soluções inovadoras para o combate da Covid-19! Trabalhadores da companhia já apresentaram mais de 300 ideias, com excelente nível de aproveitamento – levando em conta…

Direitos humanos também são a energia da Petrobras

Por ser uma empresa estatal, a Petrobras se preocupa também com o bem-estar das pessoas que atuam nela, direta ou indiretamente, ou que vivem ao redor de suas unidades. Assim, a empresa desenvolveu ao longo dos anos uma ampla política de direitos humanos. A partir daí, criou-se um Código de Ética, aplicável a todas as operações e aos fornecedores, definindo…

Governo Bolsonaro tenta burlar as regras para vender a Petrobras
Governo tenta burlar as regras para vender a Petrobras

O Governo Federal está disposto a tudo para vender a Petrobras, e isso inclui “dar um nó” na Constituição. Isso porque a estatal do petróleo brasileiro é protegida pela legislação, por ser estratégica e um patrimônio do país. Consequentemente, sua privatização (parcialmente ou integralmente) pode ser interpretada como inconstitucional, se não for aprovada pelo Congresso Nacional. Por isso, mesmo sabendo…

Como ficará a indústria petrolífera no mundo pós-pandemia?

Em um mundo pós-pandemia do novo Coronavírus, como serão os padrões de produção, circulação e consumo? No setor de energia, já se percebe um profundo abalo pela crise sanitária, seja pela redução dos fluxos de comércio, transporte e pessoas, seja pelo esfriamento das atividades econômicas. Dados da Agência Internacional de Energia (IEA) apontam que houve queda de 25% na demanda…

Privatizar a Petrobras é destruir a soberania nacional

O Brasil é gigante – em diversos sentidos. Mas, apesar de sua grandeza, historicamente é tratado como colônia: primeiro de Portugal, e agora dos Estados Unidos. Foi para quebrar esse ciclo e nos dar poder energético que a Petrobras foi criada. Na Era Vargas, o país dependia das multinacionais do petróleo, e o combustível importado pesava no bolso dos brasileiros.…

Decisões do governo e lucros da iniciativa privada encarecem o combustível

Antes do governo Michel Temer (2016-2018), os preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobras e em sua rede de distribuidores eram estáveis por pelo menos seis meses. Foi o período em que a estatal mais se valorizou: seu valor de mercado e crescimento estrutural alavancaram, e seu lucro não precisava ser inflado por privatizações de unidades (como ocorre hoje). As…

Ameaça de venda da refinaria de Betim já prejudica a população de Minas Gerais

Em 2019, em meio ao processo de desmonte da Petrobras aplicado pelo governo brasileiro, a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim-MG, entrou na lista do patrimônio nacional colocado à venda. A unidade concentra sozinha 7% de toda a capacidade de refino do país, abastece boa parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Além de combustível, produz também…

Por que países ricos (e inteligentes) estatizaram quase 900 empresas?

De 2000 a 2017, 884 empresas privatizadas foram reestatizadas em todo o mundo (835 foram remunicipalizadas e 49 foram renacionalizadas), segundo pesquisa da Transnational Institute (TNI), em 2017. A maioria (80%) dos processos ocorreram após o início da crise econômica mundial de 2008. Alemanha e França respondem por 500 das reestatizações. Argentina, Canadá, Índia e Japão também reestatizaram empresas privatizadas. Até…

Noruega: exemplo de riqueza regada a petróleo controlado pelo Estado

No século XIX, a Noruega estava entre os países mais pobres da Europa. Hoje, lidera o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É o país com a melhor qualidade de vida do mundo e maior renda per capita (por pessoa). Como ela deu esse salto? Usando a riqueza gerada a partir do petróleo, controlado pelo Estado, como indutor de melhorias sociais!…

Historicamente, Petrobras é a empresa que mais investe em descobertas no Brasil

Tente se lembrar: qual foi a empresa que mais investiu em descobertas no Brasil, além da Petrobras? Pois é, não tem! Sejam nacionais ou estrangeiras, empresas privadas não se arriscam: só investem em um negócio se for para lucrar. Porque esse é o objetivo do capital privado. Se não fosse a coragem da Petrobras, o Pré-sal não teria sido descoberto…

Governo brasileiro vai na contramão
Ao se desfazer de reservas e ativos da Petrobras, o governo brasileiro vai na contramão do mundo

Nos últimos anos, as principais empresas petrolíferas do mundo buscaram aumentar suas reservas e diversificar suas frentes de negócios, buscando negócios com menor risco para se proteger de oscilações do petróleo. A bacia Permiano do Golfo do México e o Pré-Sal brasileiro têm sido as favoritas dessas empresas no aumento de suas reservas. A estatal norueguesa Equinor aumentou 15,1% suas…

7 fatos que comprovam que a privatização é um erro no Brasil

A privatização da Companhia Energética de Goiás (Celg) tem muito a ensinar sobre os perigos da venda de estatais no Brasil. Cerca de três anos após a venda da Celg para a italiana Enel, ocorrida no governo Michel Temer (2017), as constantes quedas de energia e a demora na resolução das ocorrências se tornaram marcas registradas da privatização. Vejamos sete…

Destruir a Petrobras é devastar a educação brasileira

A descoberta do Pré-Sal fez o Brasil saltar do 13º para o 4º lugar em reservas de petróleo no mundo. A riqueza proveniente desse petróleo tem potencial para ser utilizada como uma alavanca do desenvolvimento social do país. Pensando assim, o governo Lula sancionou em 2010 a Lei 12.531, que criou o Fundo Social do Pré-Sal. A estimativa era de…

Refinaria Gabriel Passos é o motor da economia mineira

Localizada na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, a Refinaria Gabriel Passos (Regap), pertencente à Petrobras, é de extrema importância para a economia mineira. Sozinha, ela é responsável por refinar 66% da gasolina e 52% do diesel consumidos no segundo estado mais populoso e que é dono da maior malha rodoviária (16%) do Brasil. Gasolina e diesel correspondem…

Retomada de obras de refinarias poderia reduzir o preço dos combustíveis

Não é difícil reduzir os preços dos combustíveis no Brasil. Basta o governo querer. Uma das maneiras é concluir as obras de refinarias paradas. Segundo a própria Petrobras, em relatório publicado em dezembro de 2018, o refino do petróleo em unidades nacionais seria 33% mais barato que no exterior.   O petróleo brasileiro A maior parte do óleo extraído no…

Brasileiros querem Petrobras no controle de preços de combustíveis e gás de cozinha

Antes dos governos Temer e Bolsonaro, a Petrobras atuava para impedir o aumento de preços dos combustíveis. Apesar das críticas de grande parte da velha mídia e de setores que não são comprometidos com o povo, o governo da época controlava os preços e ajudava os brasileiros – em vez de aumentar os lucros dos acionistas da companhia. Em sua…

Vale: crimes ambientais servem de aviso contra a venda da Petrobras

Quanto vale a segurança ambiental de nosso país? Para a Petrobras, vale todos os esforços e compromissos possíveis e necessários. Mas isso porque ela é uma estatal, e tem como dever prevenir os riscos e reduzir os impactos causados pela exploração do petróleo e gás – atividades que, naturalmente, oferecem ameaças ao meio-ambiente. Aliás, qualquer problema ambiental gerado por ela…

carreira na petrobras só com concurso
Carreira na Petrobras? Só por concurso público e muita qualificação

Por ser uma empresa estatal, a única forma de alguém se tornar um trabalhador efetivo e construir uma carreira na Petrobras é passando em um concurso público. E os concursos da Petrobras estão entre os mais difíceis concorridos do país. A empresa está sempre na lista das preferidas entre os jovens universitários. Isso significa que não há favorecimento político ou…

Petrobras cresceu mais sob a democracia

A Petrobras nasceu sob a democracia. Era o regime político que vigorava em 1953, quando foi fundada pelo presidente Getúlio Vargas, democraticamente eleito em 1950. A empresa teve altos e baixos durante a Ditadura Militar (1964-1985) e teve seus melhores anos depois da redemocratização com desenvolvimento de tecnologia própria e crescimento da produção. A estatal tinha pouco menos que 9…

Petrobras não gera despesas para o povo. Gera grandes benefícios!

Entre as muitas mentiras espalhadas sobre a Petrobras, uma diz que “os prejuízos da estatal saem do bolso de todos os brasileiros”. Essa ideia é usada pelos defensores da privatização que afirmam que a venda ajudaria o Brasil a se livrar de algo que daria prejuízo. Mas a frase por si já apresenta algumas inverdades: 1) O primeiro enunciado falso…

Desmontar a Petrobras é comprometer a empresa e o futuro do Brasil

Desde seu início, em 2019, o atual governo deixou clara a intenção de desmontar a Petrobras, se desfazendo de ativos (subsidiárias, refinarias etc) e focando, de maneira equivocada, apenas na exploração e exportação de petróleo cru. Essa medida causará imensos prejuízos para a empresa e para o futuro do país. O primeiro equívoco é querer se desfazer de refinarias. Das…

Venda de refinarias da Petrobras seria desastrosa para o Brasil

Em 2019, o governo brasileiro começou colocar em andamento seu plano de venda das refinarias da Petrobras. 10 das 13 refinarias entraram na lista de bens que podem ser vendidos, de acordo com o Plano de Negócios 2020-2024 da estatal. A expectativa de arrecadação é de apenas US$ 15 bilhões, o que seria uma pechincha, tendo em vista que a…

Privatização da Petrobras: quem ganha e quem perde?

Privatizar a Petrobras não seria bom para o Brasil e nem para os brasileiros. Não há motivos para vender uma companhia que teve lucro líquido de R$ 25,8 bilhões em 2018 e de R$ 40,1 bilhões em 2019. No entanto, há uma velha tática de governos quando querem entregar patrimônio público nas mãos da iniciativa privada: sucatear. Funciona assim: o…

Combustíveis não ficarão mais baratos com a venda de refinarias

Há um mito de que os preços dos combustíveis no Brasil são altos por causa do alto custo do refino do petróleo no país. Esse boato é usado como forma de convencer a população de que seria um bom negócio vender as refinarias da Petrobras. Mas na verdade, seria um péssimo negócio. Os preços no Brasil são altos por causa…

Entenda por que abrir mão do refino do petróleo é um erro estratégico

Desde seu início, em 2019, o Governo Federal vem aprofundando a política de direcionar os esforços da Petrobras apenas para a extração e venda do petróleo cru (a preços baixos), para depois comprar combustível de outros países, especialmente os Estados Unidos (pagando caro). Ao mesmo tempo, reduziu propositadamente o refino aqui no Brasil. Esse é um erro estratégico gigantesco. Mas…

Sucatear para privatizar: a velha tática é aplicada na refinaria de Betim (MG)

A tática de sucatear para tentar privatizar empresas e serviços públicos é uma velha conhecida do povo brasileiro. Em certo momento, governos começam a sabotar a qualidade, retirando investimentos e adotando posturas negligentes com as instalações. Fazendo parecer que a administração pública é ineficiente e incompetente, a estratégia incentiva a opinião pública a apoiar projetos de privatização do patrimônio do…

Petrobras rendeu R$ 246 bilhões aos cofres públicos em 2019

Não é de hoje que a Petrobras está na mira de setores políticos e econômicos que pretendem se apropriar dela por causa das riquezas que ela gera. A Petrobras detém tecnologias que praticamente nenhuma outra empresa do planeta possui, especialmente para produção de petróleo em águas profundas, como ela faz na camada do Pré-sal. Por isso, é muito comum espalharem…

preço-da-gasolina
Preço de gasolina da Petrobras para o exterior é o mesmo do Brasil

No whatsapp circulam muitas “fake news”, notícias falsas, de que a Petrobras vende mais barato a gasolina para outros países. Isso não corresponde à verdade, mas tem algumas particularidades. Para começar, a gasolina vendida para o exterior não sofre taxação. Esta isenção de impostos da União, estados (o ICMS) e municípios é uma forma de incentivar exportação de um bem…

preços subirem
As privatizações fizeram os preços subirem acima da inflação

Há um discurso amplificado por setores sem compromisso com o país e com a população de que precisa privatizar tudo e que o Estado precisa ser mínimo. Tal discurso afirma que os preços cairão com uma suposta concorrência dentro do mercado privado. No entanto, independentemente de preferências partidárias, tal raciocínio não sobrevive a uma boa rodada de números, comprovando que…

O uso do petróleo não vai acabar tão cedo

Nos últimos anos, surgiram novas tecnologias de motores híbridos em veículos automotores e até carros elétricos. Isso gera um importante debate sobre o uso do petróleo. Diante dessas mudanças, muitas pessoas ficam com uma dúvida: por quanto tempo ele ainda será importante? Junto a isso, alguns setores tentam disseminar na sociedade a um raciocínio de que seria a hora de…

Falta de valorização das refinarias próprias faz Brasil importar (sem necessidade) derivados de petróleo

O Brasil possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo – o Pré-Sal – porém segue importando muitos derivados, inclusive gasolina e diesel. Em tese, nossas refinarias teriam capacidade para suprir nossas necessidades. Então, por que isso acontece? As refinarias brasileiras estão operando com capacidade ociosa, subutilizadas. Em alguns momentos, chegam a operar com apenas 60% da capacidade de…

Seria (muito) ruim entregar o Pré-Sal para os estrangeiros?

O Brasil não pode entregar o Pré-Sal para os estrangeiros. Ainda mais depois de tanto trabalho para descobrir, de tanto investimento em tecnologia para poder explorar o petróleo a 7 mil metros abaixo da superfície do mar. Fazer isso, seria desperdiçar todo um projeto estratégico nacional e jogar fora todos os frutos que isso ainda traria (e não são poucos!).…

Mentiras sobre a divida
Para tentar privatizar, eles mentem sobre o endividamento da Petrobras

Vamos direto ao ponto: provavelmente muita coisa que você já ouviu falar sobre o endividamento da Petrobras é mentira. Os governos Temer e Bolsonaro usaram isso para fazer a população acreditar que é necessário vender ativos (refinarias e subsidiárias, por exemplo) e diminuir o tamanho da empresa, rumo à privatização. Assim como muitas empresas gigantes em todo o planeta, a…

Sem refinarias da Petrobras, o preço dos combustíveis irá disparar ainda mais

O governo diminuiu nos últimos anos a capacidade de refino de combustível no Brasil de 95% para 60%. As refinarias estão com capacidade ociosa e isso mostra que a política de desinvestimento do ministro da economia Paulo Guedes prejudica os brasileiros com preços mais altos e riscos aos empregos. Vender ou fechar as refinarias seria uma radicalização desta política nefasta.…

O preço da gasolina poderá subir ainda mais se a Petrobras for vendida

Um dos maiores mitos quando se fala em empresa estatal é de que a privatização aumentaria a eficiência delas. Não é verdade. Há dezenas de casos em que tal crença cai por terra, inclusive com vários países optando por reestatizar empresas que haviam sido privatizadas nos últimos anos. Um estudo divulgado em 2019 mostra 884 serviços privatizados que se tornaram…

Entenda como a privatização da Petrobras pode diminuir os repasses de royalties

A privatização da Petrobras, que vem sendo tramada pelo atual governo, tende a diminuir o repasse dos royalties de exploração de petróleo e gás à União, aos estados e aos municípios. Este dinheiro é, em muitos casos, a diferença entre um estado ou município fechar ou não fechar suas contas. Quem perde são todos os cidadãos que dependem de políticas…

Quem (e o que) está por trás do discurso de privatização da Petrobras?

Com a privatização da Petrobras, o Brasil perderá sua autonomia na produção de petróleo e derivados. E muito mais que isso: grande parte dos lucros é usada para financiar políticas governamentais de saúde, educação, geração de emprego, etc. Mas com a privatização, este recurso acabará indo para as sedes das empresas petrolíferas internacionais, bem longe do Brasil e dos brasileiros.…

Manter a Petrobras brasileira e estatal é pensar no futuro do Brasil

Manter a Petrobras brasileira e estatal é pensar no futuro do país do Brasil. Significa ter em mãos um projeto de desenvolvimento nacional. São vários os fatores que apontam que uma privatização, fatalmente para as mãos de empresas estrangeiras, seja abrir mão de receitas e conhecimentos necessários para o crescimento do Brasil. O primeiro fator é justamente a distribuição de…

Ousadia e tecnologia: a Petrobras chega mais longe no fundo do mar

A Petrobras é uma referência mundial em exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Não é algo que começou ontem e sim um processo de mais de meio século, criado com ousadia e tecnologia. A principal consequência disso é a descoberta do Pré-Sal, gigantescas reservas de petróleo abaixo de camadas profundas de rochas salinas, daí o nome. A ousadia…

Privatização não significa menos corrupção (muito pelo contrário!)

Um dos maiores mitos que se construiu — até como pauta eleitoral — é que a corrupção é algo que só existe na esfera pública. Isto é falso. E no Brasil as principais e mais avançadas medidas de combate à corrupção surgiram na esfera pública como a criação da Controladoria Geral da União (CGU), em 2003, do Portal da Transparência…

O monopólio do petróleo no Brasil acabou em 1997

O monopólio do petróleo no Brasil foi extinto em 1997. Desde então, companhias estrangeiras poderiam em tese operar no mercado nacional, mas por algum motivo não se interessaram em construir infraestrutura para isso Muitos falam que a Petrobras possui o monopólio do petróleo no Brasil, porém este monopólio não existe desde 1997. Naquele ano, a Lei 2.004/1953 foi revogada.  Em…

A Petrobras não é cabide de emprego

Alguns dizem que a Petrobras é “cabide de emprego”. Isso é uma grande fake news: é uma empresa que só admite funcionários por concursos públicos disputadíssimos e é excelência em aprimoramento profissional.

O que Petrobras faz por você

Referência mundial no setor energético e na exploração de óleo e gás, a Petrobras chega até você de várias maneiras. Quer ver? Então comece entendendo quem é esta gigante brasileira e o que ela produz pra você, e para o mundo.   É ela a responsável pela extração do petróleo bruto da camada mais profunda do oceano, o Pré-sal. Com a matéria-prima, são produzidos…